Blog Professora Pedagoga Ana Cristina

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domingo, 18 de março de 2012

BRINCA!

Conta-se que Einstein, até os três anos, não conseguia falar e  usava blocos de construção e quebra-cabeças para se comunicar.
                 Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e não pode ser feito, aprende que existem regras que devem ser respeitadas, se quer ter amiguinhos para brincar e, principalmente, aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar em outro amanhã.
                 Uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem; se seus pais não a deixam brincar, eles também não estão bem. Se o brincar é pobre de imaginação ou fixo em algum objeto, a criança não está conseguindo fantasiar a partir de suas necessidades de elaboração e, ainda nesse caso, não deve estar bem.
                 Se os pais exigem da criança obrigações de adultos e a enchem de atividades, é porque estão tentando preencher suas próprias inquietações com a agenda lotada do filho.
                 Por outro lado, como tudo que é extremo não funciona bem, quando uma criança vive somente no seu mundo de fantasias ou seus pais só se referem a ela “de brincadeira”, há algo errado com algum deles.
                 Finalmente, o brincar pode funcionar como um espaço através do qual a criança deixa sair sua angústia, aprende a lidar com a separação, o crescer, a autonomia, os limites.
                 Lembrando as palavras de Winnicott:
                 "É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação."
                    Elisabeth Salgado

http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/importancia_brincar.htm

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