Blog Professora Pedagoga Ana Cristina

AO VISITAR MEU BLOG TENHO CERTEZA QUE SERÁ BEM VINDO!
VOLTE SEMPRE !
OBRIGADA PELA VISITAR...
GRANDE ABRAÇO!!!
ANA CRISTINA.


domingo, 26 de dezembro de 2010

%%%%%%%%%%LITERATURA INFANTIL%%%%%%%%%%%%%%%

  "... a escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente; a percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamizam o estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente - condição sine qua non para a plena realidade do ser." 1

  Iniciar a criança no mundo das letras, propiciando um ambiente acolhedor e atraente, e permitindo o acesso a uma tipologia textual diversificada. Os textos e imagens que são apresentados à criança revelam, na verdade, uma visão de mundo, um projeto de sociedade.  Por isso, o professor, que é um mediador da leitura na escola, deve estar atento aos critérios que orientam a escolha de livros. 

criança, pensando na criança, tentando uma comunicação com ela.

Quando uma história é boa, ela pode fazer a criança viver outra vida, ou seja, a vida da personagem da história e usando a imaginação, a criança vai viajando, reelaborando sua realidade pelo imaginário, pela fantasia.

A primeira manifestação consciente da produção de literatura específica para crianças foram os livros de leitura usados nas escolas. Acabou sendo difícil estabelecer uma separação entre os livros de entretenimento puro e o de leitura para aquisição de conhecimentos e estudo nas escolas.

“A literatura infantil propriamente dita partiu do livro escolar, do livro útil e funcional, de objeto eminentemente didático”. (ARROYO, 1968)


Nenhum comentário:

Postar um comentário