Blog Professora Pedagoga Ana Cristina

AO VISITAR MEU BLOG TENHO CERTEZA QUE SERÁ BEM VINDO!
VOLTE SEMPRE !
OBRIGADA PELA VISITAR...
GRANDE ABRAÇO!!!
ANA CRISTINA.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

DINÂMICAS

A CANDIDATURA (DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO )
Objetivo: Expressar de maneira simpática o valor que têm as pessoas que trabalham conosco .
Para quantas pessoas: Grupos de cinco pessoas se houver mais de 10 participantes.
Descrição da dinâmica: Cada grupo deve escolher um candidato para determinada missão Por exemplo, ser presidente da Associação de Moradores, ser dirigente de um clube esportivo, etc.
Cada participante coloca no papel as virtudes que vê naquela pessoa indicada para o cargo e como se deveria fazer a propaganda de sua candidatura.
O grupo coloca em comum o que cada um escreveu sobre o candidato e faz uma síntese de suas virtudes. Prepara a campanha eleitoral e, dependendo do tempo disponível, faz uma experiência da campanha prevista.
O grupo avalia a dinâmica, o candidato diz como se sentiu. O grupo explica porque atribuiu determinadas virtudes e como se sentiram na campanha eleitoral. 

A Linha

Esta dinâmica mostra a necessidade da participação "COLETIVA" e da COOPERAÇÃO" de todos os membros do grupo.


Objetivos:
Promover o conhecimento do grupo. Fortalecer o senso de colaboração entre os participantes.
Nº de Participantes:
No mínimo 8 participantes
Material:
Um banco, borda de jardim ou tronco de árvore, de uns 25cm de largura por 30cm de altura (o suficiente para colocar-se os participantes postados em cima deste, e lado a lado, de forma que não se consiga passar facilmente por outro companheiro sem forçá-lo a cair).
Desenrolar:
Sobre o banco ou tronco, coloca-se o grupo (se este for de 8 a 15 participantes) ou as equipes formadas de 8 integrantes cada uma (se o local não permitir acomodar-se todas as equipes ao mesmo tempo dever-se-á conduzir a dinâmica por turnos, alternando com outras atividades para as demais equipes, se for o caso). Os participantes estarão em linha, lado a lado, e voltados para o facilitador.
O facilitador pedirá então que as equipes se organizem em ordem alfabética de nome, dando 10 segundos para que executem a tarefa.
A regra é que não se pode colocar o pé no chão ou apoiar-se em parede ou outro objeto que esteja próximo ao local.
Este jogo é colaborativo e depende de um perfeito sincronismo da equipe para que consigam êxito. As falhas não necessariamente precisam ser anotadas pois o principal é a colaboração e a participação de todos.
Passados os 10 segundos o facilitador pode pedir outras formas de organização às equipes, tais como: por altura, mulheres à esquerda e homens à direita, por tempo de profissão, por signo, time de futebol, mês de aniversário, etc. 
A COLAGEM
OBJETIVO : Comunicar uma mensagem ou o resultado de uma reflexão de forma criativa, usando revistas, jornais, etc.
MATERIAL : Papelógrafo, revistas, jornais, tesoura, cola, pincel atômico, etc...
DESENVOLVIMENTO : O animador explica o que é a colagem: é um cartaz feito por diversas pessoas, com recortes, fotos, ou outros, para comunicar o que pensam estas pessoas sobre determinado tema. Cada grupo de 5 a 8 pessoas discute o tema: busca fotos, recortes, letras de jornais e outros para expressar o que discutiu. Colam tudo num papelógrafo. As diferentes colagens são apresentadas em plenária e discute-se o que cada colagem quis dizer. As pessoas que fizeram a colagem podem complementar as interpretações, se for preciso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário