Plano de Aula
1.Plano de Aula: Educação Física e matemática
Idade: Educação Infantil
Objetivos gerais:
Desenvolver coordenação motora e habilidades matemáticas
Objetivos específicos:
Estimular coordenação motora e lateralidade;
Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes;
Desenvolver a concentração e percepção;
Identificar e nomear cores e formas geométricas;
Reconhecer números de 0 a 10.
Atividade : Amarelinha
Como toda brincadeira a amarelinha é uma atividade diária em todas as escolas, colocar esta atividades para as crianças vai ser uma atividade prazerosa e rotineira, mas com a ajuda da professora isso ficará mais interessante. Desenhe no chão amarelinha tradicional, só que as crianças terão que pular e contar ao mesmo tempo com a ajuda de todos, quando todas as crianças tiverem pulado a amarelinha, troque os números pelas formas geométricas e comece a brincadeira;
Atividade : Circuito
Monte um circuito com pneus velhos, escorregador, corda e tudo mais q a sua imaginação, o espaço e materiais permitirem. Enumere os circuitos de 1 a 10, de modo que as crianças sigam a sequência, o objetivo desta brincadeira é desenvolver a percepção, concentração e coordenação.
Atividade : Formas Geométricas
Nesta brincadeira você vai precisar de duas caixas grandes, objetos com formas geométricas como cd, jornal amassado, régua e etc. cada caixa vai ficar em um lado da quadra, uma com todos os objetos e a outra vazia. Peças para as crianças procurarem todos os objetos com a forma geométrica pedida e de uma a uma colocar na caixa vazia.
2.Objetivos: Oportunizar a construção da identidade e cooperação, estimular a imaginação criativa, estabelecer contato com seus pares e explorar situações de interação social.
SEGUNDA-FEIRA
Rodinha
- Música - O sapo não lava o pé (A professora canta a música junto com a criança)
- Histórinha com livro de pano para bebês (à escolha)
Atividade pedagógica
- Brincar de esconde-esconde com lençol
TERÇA-FEIRA
Rodinha
- Música – Fui no Itororó
- Histórinha com fantoches (à escolha)
Atividade pedagógica
- Brincar de rolar no colchonete
QUARTA-FEIRA
Rodinha
- Música – A canoa virou
- Ouvir músicas em CD (à escolha)
Atividade pedagógica
- Brincar de jogar bolas
QUINTA-FEIRA
Rodinha
- Música – Ciranda cirandinha
- Ver vídeo (à escolha)
Atividade pedagógica
- Brincar de jogar bolas
SEXTA-FEIRA
Rodinha
- Música – Samba Lelê
- Histórinha com dedoches (à escolha)
Atividade pedagógica
- Brincar de montar blocos coloridos
3.Técnica de Pintura com guache e cola
Objetivos: Apresentar obras de arte de Candido Portinari e mostrar como a mistura de dois materiais já conhecidos pelas crianças, pode formar uma tinta diferente.
(Educação Fundamental)
Meninos Brincando Pipas
Nesta aula apresentaremos uma técnica que mistura guache e cola branca. Numa proporção de 2 partes de guache para uma de cola branca. Esta mistura deixa a tinta formada mais espessa e com mais brilho em relação ao guache.
Apresentaremos várias obras de Candido Portinari (acima), que mostram várias brincadeiras de crianças, falaremos brevemente sobre Candido Portinari e sua importância para a Arte do País.
A seguir entregaremos uma folha e a mistura com guache e cola para as crianças, que devem estar reunidas em uma mesa para poderem dividir as diferentes cores e pediremos que pintem sua brincadeira predileta.
5.HISTÓRIA: Nicolau Tinha Uma idéia. (Ruth Rocha)
OBJETIVOS:
- Explicar às crianças como serão as aulas de Literatura;
- Mostrar que para termos aulas criativas, a ajuda delas é indispensável, através da troca de idéias que cada um tem.
- Despertar o interesse pela história do livro do dia.
DESENVOLVIMENTO:
- Recepcionar os alunos, fazer as apresentações, falar sobre o perfil da Oficina de Literatura.
- Saber deles quem gostaria de entrar para o mundo da imaginação através das histórias, dos livros.
- Pedir que todos sentem no tapete: Ler/contar a História: Nicolau Tinha Uma Idéia.
- Ouvir as idéias dos alunos sobre como gostariam das aulas de Literatura
- Pedir que assinem nosso mural, como compromisso de sempre que estiverem naquela aula contribuir com idéias para que possamos todos entrar no mundo da imaginação.
RECURSOS:
- Painel em branco apenas com o enunciado: (Entrada para o mundo da imaginação, assine aqui).
- Pincel Atômico de várias cores,
- Pincel e tinta Guache.
- Livro: Nicolau tinha uma idéia.
Profª
Ana Cristina
Plano de aula semanal para turma de 3º ano
Segunda
feira 16.09
Semana
de revisão para 3º bimestre
Objetivos
da semana:
*Rever assuntos estudados durante o 3º bimestre.
Revisão
de Português
1º
momento:* Leitura e interpretação
*Leia com
atenção: De que lugar do mundo vem o sorvete?
Essa
delícia gelada que todos nós apreciamos e que combina com a estação (verão) vem
de uma parte muito distante do mundo: o Oriente. A guloseima surgiu na China,
assim como o macarrão e a seda. O primeiro relato de que se tem notícia sobre o
consumo do sorvete data de três mil anos atrás. Naquela época, como ainda não
existiam geladeiras, ele era feito com uma matéria-prima natural, a neve, e misturado
a suco de frutas e mel. Quem levou a iguaria refrescante para a Europa foi
Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. No século XIII, o veneziano Marco Polo
voltou de uma de suas viagens à China e trouxe na bagagem de volta a receita
para os cozinheiros italianos. Sabe o que eles fizeram? Adicionaram um
ingrediente que deixou o sorvete mais cremoso: o leite. A partir daí, o quitute
virou uma febre no Ocidente e passou a ser consumido na mesa dos nobres, por
ser considerado um alimento raro. A primeira sorveteria do mundo foi inaugurada
em Paris, por volta de 1670. De lá, o sorvete passou pela Inglaterra e acabou desembarcando
na América com os colonizadores britânicos. Nos Estados Unidos, o sorvete virou
uma mania nacional. Tanto que a primeira fábrica de sorvetes do mundo foi
instalada lá, em 1851. Já por essas bandas, o sorvete surgiu nos tempos do
Império, com a inauguração da primeira sorveteria em 1835. TAKAIAMA, Shaonny.
1.Copie do texto dois substantivos simples:
2.Copie todos os substantivos próprios.
3.Reescreva as frases a seguir, substituindo
as expressões grifadas pelos substantivos coletivos equivalentes.
Faça as adaptações necessárias.
a). Uma porção de gafanhotos pousou
sobre uma plantação de milho.
b). O navio visitou o conjunto de ilhas dessa
região.
c). Neste museu há uma coleção de obras de
arte moderna.
d). Um conjunto de aviões fazia
acrobacias no céu.
e). Meu professor trouxe um conjunto de mapas para
a aula de Geografia.
4. Passe para o
plural as palavras abaixo:
a)
mula-sem-cabeça: _______________________
b) beija-flor:
______________________________
c) o lápis: ____________________________________________________
d) o papel:
____________________________________________________
5. Passe para o
feminino as palavras abaixo:
a) avô________________________
b) bode: _______________________
c) conde: _______________________
d) senhor: ______________________
e) ator: ________________________
2º
momento:
1.
Arme e efetue os cálculos..
a) 427
– 75=
b) 580
– 294=
c) 709
– 125=
d) 734
– 93=
e) 243
+ 239=
f) 69 +
57=
g) 196
+ 175=
h) 597
– 68=
2.
Agora escreva por extenso os resultados das
operações acima:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
Para casa estudar a tabuada de 9 da
multiplicação. ( Perg. Orais na terça feira)
Terça feira
1º momento:
-Revisão de
matemática
- Perguntas
orais da tabuada do 9 da multiplicação.
-Atividade no
quadro para sala e para casa.
1. Calcule as
multiplicações
a) 5 x 5
=
b) 5 x 15 =
c) 5 x 115 =
d) 5 x 25 =
e) 5 X 125 =
f) 5 x 55 =
g) 5 x 75 =
h) 5 x 375 =
i) 5 x 1257 =
j) 6 x 5 =
l) 6 x 15 =
m) 6 x 115 =
n) 6 x 25 =
o) 6 x 125 =
p) 6 x 55 =
q) 6 x 75 =
r) 6 x 375 =
s) 6 x 1257 =
t) 7 x 5 =
u) 7 x 15 =
v) 7 x 115 =
x) 7 x 25 =
z) 7 x 125 =
w) 7 x 55 =
b) 5 x 15 =
c) 5 x 115 =
d) 5 x 25 =
e) 5 X 125 =
f) 5 x 55 =
g) 5 x 75 =
h) 5 x 375 =
i) 5 x 1257 =
j) 6 x 5 =
l) 6 x 15 =
m) 6 x 115 =
n) 6 x 25 =
o) 6 x 125 =
p) 6 x 55 =
q) 6 x 75 =
r) 6 x 375 =
s) 6 x 1257 =
t) 7 x 5 =
u) 7 x 15 =
v) 7 x 115 =
x) 7 x 25 =
z) 7 x 125 =
w) 7 x 55 =
2º momento:
-Educação
física na quadra.
Quarta feira
Revisão
de história
1º
momento: -Uso do quadro
1.FICHA DE PESQUISA:
Sua Rua: É pavimentada? É sem saída? É longa ou curta? É
larga ou estreita?
É arborizada? Tem estabelecimentos comerciais? Tem
fábricas? Tem mão única ou mão dupla de tráfego? É plana ou inclinada? É
tranquila ou movimentada? Tem semáforos? Tem cestos de lixo? Tem iluminação
pública? O que poderia ser melhorado na sua rua? Como você, sua família e vizinhos poderiam
contribuir para essa melhoria?
2.
A
rua de Marcelo
“Na minha rua passa o
lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que
vende frutas. Mas o homem que
entrega a água na casa do alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que
devia. Ele é o entregador de
água”. Ruth
Rocha.
Responda as seguintes questões:
a)
Quais desses profissionais passam na rua de
Marcelo? Circule.
Carteiro-
médico- gari- fruteiro
b) Esses
profissionais também passam na sua rua?
c) Além desses,
quais outros profissionais passam na sua rua?
3.Copie
as frases, completando com as palavras da coluna ao lado.
O
______________ traz as cartas. -
coletor de lixo
O
______________ vende frutas.
- carteiro
O
______________ coleta o lixo. –
fruteiro
2º
momento:
-Aula de inglês
- Após o lanche estudar com os alunos continhas de
divisão por 3 (tabuada)
- Para casa estudar a tabuada da divisão de 3.
Quinta feira 19.09.14
1º
momento: Revisão de geografia
-Uso
do livro didático.
*Rever com os alunos atividades no livro de geografia
-Atividade de matemática de divisão no quadro para casa e
sala.
Sexta
feira 20.09.14
1º
momento:
*Será nossa olímpiada da matemática na quadra com
perguntas orais e solucionar cálculos matemáticos das quatros operações.
(Adição, subtração, multiplicação e divisão).
2º
momento
-Atividade para casa no caderno de ciências.
1. Leia o texto e responda:
Vera observa o quintal com atenção
enquanto regava as plantas. Notou que havia lagartas comendo folhas de couve:
alguns sabiás se alimentavam das lagartas mais visíveis nas folhas. As galinhas
ciscavam o chão, catando sementes e bichinhos que encontravam.
a) Identifique um
animal herbívoro, um animal onívoro e um animal carnívoro no texto acima.
Herbívoro___________________ Carnívoro_________________
Onívoro________________
.
Excelente
final de semana!!!
Professora Ana Cristina
Nenhum comentário:
Postar um comentário