APRESENTAÇÃO.
Objetivo: Fazer com que pessoas que estão tendo um primeiro contato se conheçam e se integrem mais facilmente. Essa forma de apresentação ajuda também a definir os grupos naturais. Toda ela é realizada em plenária.
Para quantas pessoas: Qualquer tamanho de grupo. Quanto mais pessoas estiverem reunidas, mais tempo leva a dinâmica.
Material necessário: Papel, caneta e alfinete para cada participante.
Descrição da dinâmica: O coordenador orienta os participantes a escreverem seu nome na folha em branco que receberam. É importante colocar o nome em letra grande e visível a uma distância média. Em seguida, cada um escreve cinco respostas para a pergunta: quem sou? O coordenador não deve dar mais detalhes para que as pessoas possam usar sua imaginação com total liberdade. Quando todos tiverem escrito as respostas, prendem o papel no peito, com o alfinete e circulando pela sala, vão lendo o que está escrito no papel dos outros, o nome e as respostas dadas à pergunta. Deve-se evitar os comentários, observando os outros em silêncio. Quando todos tiverem observado os demais, 0 coordenador convida todos para uma avaliação da dinâmica: o que se conseguiu alcançar, como cada um se sentiu, qual a utilidade dessa dinâmica para outras ocasiões?
OBJETIVO : Comunicar uma mensagem ou o resultado de uma reflexão de forma criativa, usando revistas, jornais, etc.
MATERIAL : Papelógrafo, revistas, jornais, tesoura, cola, pincel atômico, etc...
DESENVOLVIMENTO : O animador explica o que é a colagem: é um cartaz feito por diversas pessoas, com recortes, fotos, ou outros, para comunicar o que pensam estas pessoas sobre determinado tema. Cada grupo de 5 a 8 pessoas discute o tema: busca fotos, recortes, letras de jornais e outros para expressar o que discutiu. Colam tudo num papelógrafo. As diferentes colagens são apresentadas em plenária e discute-se o que cada colagem quis dizer. As pessoas que fizeram a colagem podem complementar as interpretações, se for preciso.
A Cadeira do a
Esta dinâmica mostra a necessidade da participação "COLETIVA" e da COOPERAÇÃO" de todos os membros do grupo.
Objetivos:
Promover o conhecimento do grupo. Fortalecer o senso de colaboração entre os participantes.
Nº de Participantes:
No mínimo 8 participantes
Material:
Um banco, borda de jardim ou tronco de árvore, de uns 25cm de largura por 30cm de altura (o suficiente para colocar-se os participantes postados em cima deste, e lado a lado, de forma que não se consiga passar facilmente por outro companheiro sem forçá-lo a cair).
Desenrolar:
Sobre o banco ou tronco, coloca-se o grupo (se este for de 8 a 15 participantes) ou as equipes formadas de 8 integrantes cada uma (se o local não permitir acomodar-se todas as equipes ao mesmo tempo dever-se-á conduzir a dinâmica por turnos, alternando com outras atividades para as demais equipes, se for o caso). Os participantes estarão em linha, lado a lado, e voltados para o facilitador.
O facilitador pedirá então que as equipes se organizem em ordem alfabética de nome, dando 10 segundos para que executem a tarefa.
A regra é que não se pode colocar o pé no chão ou apoiar-se em parede ou outro objeto que esteja próximo ao local.
Este jogo é colaborativo e depende de um perfeito sincronismo da equipe para que consigam êxito. As falhas não necessariamente precisam ser anotadas pois o principal é a colaboração e a participação de todos.
Passados os 10 segundos o facilitador pode pedir outras formas de organização às equipes, tais como: por altura, mulheres à esquerda e homens à direita, por tempo de profissão, por signo, time de futebol, mês de aniversário, etc.
Apresentação através de desenhos
Destinatários: Grupos de jovens ou de adultos. Pode-se trabalhar em equipes.
Material: Uma folha para desenho e um lápis colorido ou caneta hidrocor para cada participante.
Desenvolvimento:
1.Distribuídos os materiais da dinâmica, o animador explica o exercício: Cada qual terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
Quem sou eu?
Dispõem de 15 minutos para preparar a resposta.
2.Os participantes desenham sua resposta
3. A apresentação dos desenhos é feita em plenário ou nas respectivas equipes. O grupo procura interpretar as resposta. Feita essa interpretação, os interessados, por sua vez, comentam a própria resposta.
4.Avaliação da Dinâmica:
- O que aprendemos com este exercício?
ANJO DA GUARDA
OBJETIVO : Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem melhor e conhecerem-se uns aos outros.
DESENVOLVIMENTO: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível, deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período.
Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.
Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.
O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem distribuídas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá acontecer a revelação dos anjos. Depois poderá fazer um novo sorteio.
Objectivo: Compreender como é que os outros nos vêem
Participantes: 6
Material: papel e caneta
Descrição: cada um dos participantes escreve o seu nome num papel e junta em cima da mesa os papéis já dobrados. Após isto cada participante tira um papel que corresponda a outro elemento do grupo e vai ter de associar essa pessoa a um animal e escrever o nome desse animal numa outra folha.
Seguidamente, juntam-se os papéis com o nome dos animais em cima da mesa e um a um, o grupo vai discutir as características desse animal.
Por fim, em conjunto todos terão de chegar a um consenso quem é cada um dos animais, acabando o elemento que tinha associado o animal a uma pessoa por dizer se realmente estão todos correctos ou não.
Esta dinâmica foi agradável pois serviu para que a nossa "arena" aumentasse. A associação dos nomes às pessoas, no fim, não foi tão fácil quanto aquilo que esperávamos, talvez por apesar de sermos muito diferentes, termos também muitas características iguais. Como grupo foi importante realizar a dinâmica para ficarmos também a saber o que os nosso colegas vão achando de nós. Pensamos pois, que ao longo do semestre conhecemo-nos cada vez mais e a cumplicidade nestas actividades é cada vez maior o que favorece também a coesão grupal.
Dinâmica: Historinha Clínica
Objectivo: Treinar a memorização, a atenção ao que o outro diz, cooperar numa tarefa;
Procedimento: Todos devem estar posicionados em circulo de forma a que todos se possam ver. O organizador da dinâmica deve ter nas mãos um objecto pequeno e direccionado a todos deve começar a história dizendo: este é o Senhor ... Em seguida deve passar o objecto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais um promenor à história clínica. Sempre repetindo tudo o que foi dito. (Ex: este é o senhor Gomes, casado ...), e assim sucessivamente, até que alguém erre a ordem da história, pagando assim uma prenda (simbólica) à escolha do grupo (limite estabelecido anteriormente).
mor é uma dinâmica que pretende fazer com que se estreitem os laços de amizade e respeito entre os membros do grupo.
Colocar uma cadeira diante do Grupo.
Pedir a um dos membros do Grupo que se sente na cadeira.
Em seguida um dos membros do Grupo coloca-se por trás da cadeira e diz, em voz alta, porque o considera importante para o grupo. (É importante que o Coordenador da Dinâmica seja o primeiro, para dar o exemplo e estimular a confiança e desejo dos membros do grupo em participar.)
Em seguida o membro que está sentado escolhe outro participante para sentar-se na cadeira, e o procedimento se repete.
Bastam dois ou três participantes se pronunciarem a respeito de cada participante.
CONCLUSÃO:
A CONCLUSÃO É DO GRUPO, ANTES DO TÉRMINO DA ATIVIDADE, MAS O COORDENADOR, SE ACHAR NECESSÁRIO, DESTACARÁ:
- A IMPORTÂNCIA PARA O GRUPO, DE CADA MEMBRO RECONHECER E DESTACAR AS QUALIDADES DE CADA COMPANHEIRO.